Featured

Nova Nazaré realiza campanha de combate a Dengue e a Febre Chikungunya

NOVA NAZARÉ - Com o tema “Cidade Limpa é Cidade sem Dengue” a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Unidade de Vigilância em Saúde, está  promovendo uma Campanha com programação diversificada, que acontece o ano inteiro, mas foi intensificada com o propósito de alertar a população dos perigos da Dengue e da Chikungunya, uma nova doença que também é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti. O trabalho preventivo das equipes de saúde foi intensificado nos últimos meses junto à comunidade, com a finalidade de eliminar os focos do mosquito transmissor dessas graves doenças. Durante o período de chuvas, a população precisa ficar ainda mais atenta para evitar a proliferação da dengue, em decorrência da elevação dos focos de água parada.

A secretaria de saúde  juntamente com a secretaria de obras e serviços urbanos, pede a população em geral que façam a limpeza dos seus lotes e coloquem o lixo a beira da rua para que o caminhão possa recolher todos os entulhos que acumulam água e propiciam a propagação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e da chikungunya. Se cada um fizer a sua parte ele não vai se desenvolver em nossa cidade. Fale com seus vizinhos e amigos vamos nos unir contra esse mosquito que pode acabar com uma vida.

A Prefeitura Municipal  apoia a ação, reforçando a importância de todos agirem no combate a essas perigosas doenças e alertando que a prevenção começa em casa com cada família cuidando da limpeza e organização de seus lotes e quintais.

''QUINTAL LIMPO É CIDADE SEM DENGUE''

A prevenção é a única arma contra a doença. Dicas de Prevenção:

- Cuidado especial no armazenamento e destinação do lixo, mantendo-o em recipiente fechado e disponibilizando-o para recolhimento pela Limpeza Urbana na freqüência usual;

- Jamais descarte o lixo ou qualquer outro material que possa acumular água no quintal de casa, no quintal de vizinhos, na rua ou em lotes vagos;

- Mantenha a caixa d’água sempre limpa e totalmente tampada;

- Mantenha as calhas livres de entupimentos para evitar represamento de água nas mesmas;

- Elimine os pratinhos de vasos de plantas; caso não seja possível mantenha-os limpos e escovados pelo menos três vezes ao dia;

- Mantenha limpos e escovados os bebedouros de animais domésticos; a água deve ser trocada diariamente;

- Mantenha piscinas sempre em uso e devidamente tratadas;

- Atenção especial ao sair de férias para que esses cuidados estejam garantidos na ausência do morador;

- Caso perceba a manifestação de qualquer sintoma de dengue, procure imediatamente o centro de saúde mais próximo. (Agência Minas)

(Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Nova Nazaré)

 

Confira Mais Notícias