Featured
Para marcar o Dia Mundial do Hanseniano, comemorado em 31 de janeiro, o Ministério da Saúde, em parceria com as Secretarias de Saúde dos Estados e Municípios, lançaram, na última semana, a Campanha anual do Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase.
Mato Grosso é o estado brasileiro com maior número de casos de hanseníase
Michele Soares
Saúde
Acessos: 1355

Há mais de 10 anos, Mato Grosso é o estado brasileiro com o maior coeficiente de detecção de casos de hanseníase, alcançando índices próximos a 93 casos para cada 100 mil habitantes.
Em 2015, 10 municípios mato-grossense juntos concentraram 51% do total de casos, sendo eles: Água Boa, Alta Floresta, Guarantã do Norte, Novo Mundo, Campo Verde, Rondonópolis, Cuiabá, Várzea Grande, Sinop e Tangará da Serra.
Mas outros 12 municípios não detectaram nenhum caso: Araguainha, Conquista do Oeste, Dom Aquino, Figueirópolis do Oeste, Indiavaí, Nobres, Nova Nazaré, Novo Santo Antonio, Reserva do Cabaçal, Rondolândia, Santo Antonio do Leste e São José do Povo.
Para o Ministério da Saúde, estes municípios necessitam intensificar suas ações de busca ativa, campanhas de educação em saúde e de orientação sobre sinais e sintomas para que a população fique atenta e procure o serviço se saúde.
A Hanseníase tem cura, e a única forma de acabar com ela é tratar todos os doentes no tempo certo, e examinar todas as pessoas que convivem ou moram com o doente, pois são potencialmente mais expostos a ficarem doentes.
Como medida de reforço para interromper a cadeia de transmissão, o Ministério da Saúde está adotando, em 2016, a terapia preventiva da hanseníase aos contatos de casos diagnosticados com a doença. A iniciativa começará em treze municípios de três estados com alta carga da doença: Pernambuco, Mato Grosso e Tocantins.
A estratégia busca ampliar a cobertura de exames de contatos. Ou seja, a cada novo diagnóstico, o serviço de saúde vai identificar e tratar, no mínimo, 20 contatos, entre pessoas que vivem na mesma casa, na vizinhança e outros contatos sociais. Mesmo sem ter sintomas da doença, a pessoa receberá uma dose única de antibiótico.
MT Via Rádio