Pedal Outubro Rosa
ÁGUA BOA – A Secretaria Municipal de Saúde de Água Boa promoveu nesta sexta-feira (07) o Pedal Outubro Rosa. O passeio partiu da Praça do Lazer e finalizou na Praça da Cultura, onde houve sorteio de diversos brindes aos participantes do evento. O Pedal Outubro Rosa foi uma ação com intuito de conscientiza a prevenção do câncer de mama. A ‘pedalada’ substituiu as tradicionais caminhadas, uma vez que a comunidade de Água Boa está fortemente adepta do ciclismo.
A Secretaria Municipal de Saúde lembra ainda que o ‘Outubro Rosa’ é um mês que enfatiza a prevenção e o combate ao câncer de mama. Durante este mês, as unidades de saúde ficam empenhadas em fazer a buscativa de mulheres que não comparecem a unidade para realizar exames de prevenção à saúde. Além disso, no outubro rosa também é enfatizado a prevenção ao câncer de colo de útero.
Todas as unidades de PSF do município, zona urbana e rural, estão realizando a coleta do material para o preventivo de câncer de colo de útero, além de estarem realizando a avaliação de mama e solicitando mamografia para mulheres da faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde.
A unidades de saúde em Água Boa estão enfeitadas para a campanha, onde as mulheres que comparecerem durante o mês de outubro, receberão uma singela lembrancinha. As informações são da enfermeira Michele Quintana, enfermeira coordenadora da atenção básica em saúde.
O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), são esperados 57.960 casos novos de câncer de mama este ano no Brasil. A idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença (cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos). Outros fatores que aumentam o risco da doença são fatores ambientais e comportamentais, Fatores da história reprodutiva e hormonal e Fatores genéticos e hereditários.
Em grande parte dos casos, o câncer de mama quando detectado em fases iniciais há mais chances de tratamento e cura. Todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.