Querência - Escolas fechadas, alunos em casa, conteúdo curricular deixado para trás. Além de afetar a saúde pública e a economia, a covid-19 teve e provavelmente terá graves consequências para a educação, afetando o calendário e a qualidade do ensino.
A partir de meados de março de 2020, prefeitos e governadores determinaram a suspensão das aulas nas redes pública e privada. A duração da pausa no ano letivo ainda é incerta, mas deve levar algum tempo conforme a evolução dos casos e a avaliação dos gestores. Diante desse cenário.
Em Querência as aulas nas redes de ensino público já possuem data de retorno, mas a modalidade de ensino que será adotada segue sem definição. A previsão de retorno das aulas é para o dia 8 de fevereiro, na rede estadual.
A forma de retorno ao ensino está sendo avaliada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), bem como na Secretaria Estadual de Educação (SED). Em ambas frentes de ensino, professores, coordenadores, secretários e núcleos pedagógicos dialogam para definir o retorno das aulas no município.
Alguns professores afirmam que a forma ideal de regresso é a 100% presencial. Mas acreditam que Isso só será possível, depois da vacinação, assim garantindo segurança total aos envolvidos nos sistemas educacionais.
Neste início de ano, o conselho estadual de ensino trabalha com duas realidades de estudantes. A primeira será composta por alunos dentro do ensino híbrido e escalonado. Estes alunos vão mesclar entre aulas presenciais e remotas.
Diretores do ensino público do município explica que a segunda opção é para os responsáveis que forem adotar o ensino remoto aos filhos. “Seja por motivo de saúde ou não exposição. Alguns familiares podem ser do grupo de risco”.
O prazo para novas matrículas na rede estadual de ensino foi prorrogado pela Secretaria de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) até o dia 13 de janeiro. Antes, o prazo previsto para o encerramento das matrículas era sexta-feira (8).
Para o ano letivo de 2021, são ofertadas mais de 78,3 mil vagas em 323 escolas de 52 municípios.
De acordo com a Seduc, a decisão de ampliar o prazo foi tomada devido à baixa procura de pais e responsáveis para garantir vagas para as crianças e adolescentes neste ano. Até a manhã desta quinta-feira (7) foram feitas 19,8 mil solicitações para matrículas, o equivalente a 25% do total.
ÁGUA BOA – Já estão abertas as matrículas com vagas para todas as séries à partir do 7° ano.
A escola disponibilizará de uma equipe de profissionais para auxiliar na realização da Matricula via Web.
A Escola Estadual Antônio Gröhs ofertará no ano de 2021, além do ensino médio no período vespertino, seis turmas de 9º ano,
quatro turmas de 8º ano e três turmas de 7º ano do Ensino fundamental.
CUIABÁ - O retorno das atividades na rede estadual de ensino está confirmado para o dia 1º de fevereiro, no sistema híbrido (presencial e não presencial). Primeiro voltam os professores, diretores e assessores, que terão uma semana pedagógica (de 1º a 5 de fevereiro), fechando o planejamento para 2021.
No dia 8 de fevereiro será a vez dos alunos voltarem às salas de aula, com revezamento. O Secretário de Estado de Educação, Alan Porto enfatiza que todas as escolas estaduais de Mato Grosso receberam, no fim de 2020, recursos para comprar álcool em gel, máscaras, entre outros materiais que visam garantir a proteção dos mais de 380 mil alunos e 40 mil profissionais.
Outras ações são adotadas nas unidades escolares para manter todos os protocolos de biossegurança e evitar a contaminação pela Covid-19.Além de Mato Grosso, mais 14 estados já anunciaram que a educação será retomada no sistema presencial a partir deste mês.
Goiás e Piauí querem os alunos nas salas de aula ainda em janeiro. Para fevereiro, o retorno presencial está previsto em São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco. Amapá e Pará também já anunciaram aulas presenciais, mas ainda sem data definida.
O secretário Alan Porto lembra que em Mato Grosso as escolas suspenderam as atividades presenciais em março do ano passado. Ele enfatiza que um dos grandes desafios da educação este ano é justamente recuperar os prejuízos causados à aprendizagem em 2020 pela pandemia.
Lembra ainda que todas as decisões da Seduc são tomadas considerando a curva de evolução da Covid-19 e que, se necessário, serão reavaliadas a qualquer momento. (Ascom)
Querência - Um idoso de 87 anos vem comovendo a web por sua trajetória de vida. Com muita garra e superação, Valdomiro de Sousa está realizando o sonho de cursar medicina. E essa não é a primeira graduação dele, que já acumula títulos em direito e ciências contábeis.
“Quero ser um exemplo de vida para quem tem preguiça de estudar. Também vejo gente com 50, 60 anos dizendo que é velho demais para estudar. Que velho que nada! Nunca é tarde para estudar”, disse Valdomiro.
Morador de Goiânia (GO), Valdomiro conta que nutre o sonho de ser médico desde a infância. Porém, as dificuldades financeiras o impediam de bancar o curso, cuja mensalidade hoje chega aos R$ 7 mil. “Tive uma vida muito sacrificada, nasci no interior, vim pra capital com 16 anos e não tinha profissão, fiz todo tipo de trabalho difícil que existia”, lembra.
Dentre as atividades que Valdomiro já executou na vida estão a de servente de pedreiro, abridor de fossa até confecção de caixões.
“Fui progredindo e quis estudar. Fiquei dois anos tentando admissão para o ginasial porque não tinha base nenhuma. Depois fiz o curso técnico de contabilidade e fui contador durante dez anos”, relata.
Apesar de ganhar dinheiro com a contabilidade, não estava satisfeito com a profissão e, por isso, decidiu cursar direito. Só tirava notas boas, mas o direito também não preencheu o espaço do verdadeiro sonho de Valdomiro: “Meu intuito desde criança era ser médico”, afirma.
“Naquele tempo em que vivia no interior os médicos iam atender no domicílio. Eu achava lindo demais quando iam na minha casa, via o médico chegar com aquela roupa toda branca e falava: ‘um dia vou fazer medicina" ,lembra Valdomiro.
O sonho permaneceu adormecido por muitos anos. Nesse tempo, Valdomiro prosperou como empresário e criou sua família. Uma das duas filhas, inclusive, é médica. “Fiz o vestibular escondido dela porque ela achava que eu ia sofrer muito no curso, que é muito puxado. Tentei por três anos o vestibular, era dificílimo. Enquanto não conseguia, não contei para ninguém. Mas quando passei, aí eu fiz festa, saí na rua gritando de alegria”, conta.
Segundo Valdomiro, de fato o curso exige bastante. Mas ele tem no apoio dos colegas a motivação extra para conseguir superar os desafios: “Você precisa ver minha vida na faculdade, o quanto eu sou querido lá, pelos professores, pelos colegas. Sou feliz demais na faculdade.” Se emociona.
A pandemia da Covid-19 obrigou Valdomiro a alterar sua rotina. Ele faz parte do grupo de risco da doença por causa da idade e por já ter sofrido um AVC. Desde o início da pandemia, vem fazendo todas as atividades do curso de forma virtual. Desde as aulas até as provas, tudo é feito on-line.
Faltando apenas três anos para a graduação, Valdomiro faz planos para quando tiver o diploma em mãos. Além de dar continuidade aos estudos com uma especialização, ele planeja atuar na área de geriatria no município de Querência (MT), onde tem uma fazenda. “Como sou idoso, com a minha saúde, minha experiência de vida e meu conhecimento de medicina, vou tratar dos idosos”, garante.
Aos 87 anos, Valdomiro continua correndo atrás de seus sonhos. E isso é uma possibilidade para todo mundo!
Fonte: Instituto de Longevidade Mongeral Aegon