Produtores rurais estão de olho no céu para iniciarem a semeadura da próxima safra
CUIABÁ – A semeadura da próxima safra de soja está se aproximando, mas depende exclusivamente do clima.
Segundo o Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária, boletim climático emitido pelo Australian Bureau of Meteorology indicou neutralidade do fenômeno Enso nos próximos meses.
Diante desse quadro, é possível que as chuvas sejam regulares em setembro. Se isso se confirmar, a semeadura da soja pode ser iniciada ainda em setembro. Outra informação que aumenta a confiança dos produtores rurais é do satélite NOAA dos Estados Unidos.
Dados do satélite estimam que as chuvas em setembro e em outubro podem ocorrer um pouco acima da média história em boa parte de mato grosso. Isso pode favorecer ao plantio cedo da soja.
O vazio sanitário da soja acaba dia 7 de setembro, segundo de determinação do Ministério da Agricultura. Havendo condições ideias de chuva, a semeadura pode começar no outro dia. O IMEA estima que a próxima safra de soja pode ocupar até 13 milhões de hectares em Mato Grosso.
Situação em Água Boa
Já a Associação dos Agrônomos de Água Boa estima que devem ser plantados cerca de 220 mil hectares com a oleaginosa aqui no município.
-
Importância da soja:A soja é um dos principais produtos agrícolas do Brasil e a região de Água Boa, MT, é uma área de grande produção.
-
Início da semeadura:A semeadura da soja geralmente ocorre entre setembro e novembro, dependendo das condições climáticas.
VEJA VÍDEO sobre modelo climático -
