Featured

Soja Livre está na região Araguaia

A campanha do Programa Soja Livre deste ano entra na sua reta final com três dias de Campo na região do Araguaia. Nesta quarta-feira, 27 de fevereiro, é a vez de Querência. Serão apresentadas aos participantes 22 cultivares de soja convencional que fazem parte do Soja Livre. O evento será na Fazenda Menin, a partir das 9h.

Os agricultores e técnicos poderão comparar lado a lado as 22 opções de variedades de soja livre, nos ciclos precoce, médio e tardio de oito empresas obtentoras de genética de soja. A primeira parte da campanha do PSL este ano aconteceu na região norte de Mato Grosso, nas cidades de Lucas do Rio Verde, Sapezal e Campo Novo dos Parecis e a segunda etapa nas cidades de Nova Mutum, Sinop, Sorriso e Deciolândia.

Também serão apresentadas no evento soluções tecnológicas de nutrição vegetal e controle de ervas daninhas. O diretor técnico da Associação Brasileira dos Produtores de Grãos não Geneticamente Modificados (Abrange), que também é gerente do Programa Soja Livre, Ivan Paghi, lembra que a ideia é deixar bem claro para o produtor todas as vantagens que ele terá ao optar pela produção da soja livre de transgenia. Os Dias de Campos já realizados até agora tiveram participação de uma média de 60 a 80 agricultores e técnicos, o que mostra o interesse dos produtores pelo grão convencional, que remunera melhor o agricultor. Os agricultores que cultivam a soja livre de transgênicos são verdadeiros especialistas no assunto porque eles produzem uma especialidade e não commoditie Do que já foi colhido das lavouras de soja convencional, Ivan Paghi destaca que a produtividade está dentro do esperado, mantendo a mesma média da safra passada. O excesso de chuva atrapalhou um pouco a colheita da soja em Mato Grosso, reduzindo o lucro do produtor devido ao desconto na hora do peso. Para quem ainda não participou dos Dias de Campo do PSL, serão mais três chances. Além desta quarta-feira em Querência, haverá eventos também em Canarana, no dia 1º de março, na Fazenda Tanguro e no dia 2 em Nova Xavantina na Fazenda Monte Alegre / Dalcin Serviços Agropecuarios, sempre a partir das 9 horas.
As inscrições podem ser feitas na hora do evento. Para mais informações, basta acessar o site www.sojalivre.com.br.


Sobre o PSL:
O Programa Soja Livre foi criado para incentivar a produção do grão não transgênico. A meta é atingir pelo menos 30% da lavoura em Mato Grosso com soja convencional. Ela remunera melhor o produtor, podendo gerar uma agregação de renda de até R$ 180,00/hectare. Este é o terceiro ano do PSL e uma das novidades desta edição foi o Rally Soja Livre, que percorreu em torno de 900 km de lavouras de soja convencional no Estado.

Para mais informações

Ivan Paghi – (11) 97679-7021

Confira Mais Notícias