Featured

Estiagem causa prejuízos

ÁGUA BOA – De um modo em geral as lavouras de verão já estão prejudicadas pela estiagem. A declaração partiu do engenheiro agrônomo José Luiz Polizelli. Ele disse que a colheita da soja das colheita das variedades precoces está sendo antecipada justamente pelo déficit hídrico. Afirmou que as chuvas são bem esparsas, atingindo umas lavouras e deixando outras para trás. Polizelli acredita que a soja pode ter perdas de até 10% em alguns talhões. O agrônomo cita os altos custos e os preços mais baixos como fatores que prejudicam os produtores rurais. Segundo ele, as projeções climatológicas indicam chuvas esparsas para os próximos dias.Chuvas

ÁGUA BOA – Os produtores de arroz já estão amargando enormes prejuízos. Segundo Arnaldo Cattani, produtor de arroz da região do PA Jaraguá, algumas lavouras foram atingidas pela estiagem bem na fase da formação de grãos. A quebra em alguns pontos pode chegar aos 50% ou 60%. Já outras lavouras de arroz, dependendo da fase de desenvolvimento da planta, ainda podem se salvar, se as chuvas forem regulares.

ÁGUA BOA – As chuvas inconstantes e esparsas na região estão deixando todos os moradores preocupados. Nessa época em que tradicionalmente as cheias eram uma realidade, o que se vê são cacimbas d’água secas, córregos com pouca água e muita preocupação com o futuro período de estiagem. Para entrar na próxima temporada de seca, faltam ainda perto de mil milímetros para que as águas se comparem com as chuvas de anos anteriores. Como restam apenas dois meses dentro da estação das águas, a expectativa é ver como se comportará o clima em fevereiro e março.

ÁGUA BOA – As chuvas de janeiro alcançaram 210 milímetros no centro da cidade. A informação é de Adelir Uebel, que desde 1.997 faz a coleta do índice pluviométrico. Já na região da Serrinha, Sebastião e Dejanira Resende informaram que janeiro registrou m172 milímetros de precipitações. Dede que Adelir Uebel faz a coleta da chuva, tivemos somente em 2.001 um ano seco. Naquela ano, nos primeiros 4 meses só foram 553 milímetros de chuvas. Já em 2.013, o mais chuvoso, teve 1.365 milímetros de janeiro a abril. Se agora, temos apenas 210 milímetros, restam ainda 3 meses para que chova no mínimo 800 milímetros.

Confira Mais Notícias