Governo alerta sobre envio de boletos falsos de IPVA
O Governo de Mato Grosso está alertando sobre o envio de boletos falsos para a cobrança do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA. De acordo com o governo, a Secretaria de Estado de Fazenda não envia boletos de cobrança do IPVA pelos Correios ou por email.
Para pagar o imposto, o contribuinte deve imprimir o documento de arrecadação disponível no site da Secretaria, do Detran ou nas agências fazendárias, e em seguida procurar os bancos conveniados para efetuar o pagamento. O veículo com IPVA atrasado não pode ser licenciado.
A Sefaz informa ainda que o Banco da Amazônia ou Basa poderá receber o documento de arrecadação do IPVA somente até o dia 10 de janeiro. A partir do dia 11, não poderá arrecadar não apenas o IPVA, mas quaisquer outros impostos e taxas do governo estadual como ICMS e ITCD, em virtude de não ter atendido requisitos previstos em edital para credenciamento. Caso o recolhimento seja feito pelo Basa a partir da data informada, a Sefaz reforça que o débito continuará em aberto.
Para quem tem veículo com a placa final 1, o prazo para recolhimento do IPVA à vista, com desconto de 5%, termina no dia 10 de janeiro. Quem preferir pode optar pelo pagamento do débito em três vezes, sem desconto. Entre o dia 11 e o dia 20, o imposto poderá ser pago com 3% de desconto à vista. A partir do dia 21 de janeiro o IPVA não tem desconto.
Angela Jordão - MT Via Rádio