Feriado do comerciário é direito adquirido
ATUALIZADA DIA 14/03/2.017
BARRA DO GARÇAS – O presidente da CDL, Garcias Abreu, esteve na segunda-feira, 13/03, na reunião ordinária do Sindicato do Comércio Varejista de Barra do Garças e região. Na ocasião, Garcias participou das discussões em torno do salário base para os comerciários, cuja negociação está sendo mantida entre o Sindicato dos Comerciários e do Comércio Varejista da região.
Abreu informou que os dois sindicatos se reunirão novamente para decidirem o valor. Garcias Abreu justifica que a atual crise econômica é a mais grave dos últimos 20 anos no país. Segundo ele, tem que ter muita cautela para que o aumento do salário não cause desemprego, Outro assunto abordado foi o feriado do dia do comerciário na segunda-feira do carnaval.
Os empresários de Água Boa estão insatisfeitos com o fato. Garcias representando a ACEAB e a CDL no encontro, recebeu a informação de que esse feriado já acontece a mais de uma década, sendo portanto, direito adquirido dos trabalhadores do comércio varejista. Ele salienta que o comércio não é obrigado a fechar as portas, mas se trabalhar com funcionários, deve ao menos pagar a hora extra.
A CDL de Agua Boa agradece a CDL de Barra do Garças, pois seu presidente e vice da Federação no Vale do Araguaia, José Vitorino, convidou as lideranças de Água Boa a participar dessa importante reunião. Vitorino tem lutado em defesa dos empresários de Barra do Garças e do Vale do Araguaia. Participaram também da reunião sindical, o presidente da CDL de Barra do Garças, José Vitorino, e o de Nova Xavantina, Wilki Parreira.
==================
ÁGUA BOA – O presidente da CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas, manteve contato com a CDL de Cuiabá e de Barra do Garças para buscar informações sobre o feriado do dia do comerciário. Garcias Abreu afirmou que nas próximas reuniões do sindicato da categoria, estará presente para discutir o assunto. Os empresários do comércio varejista estão descontentes com o feriado da segunda feira de carnaval. Abreu também convocará os presidentes das CDL’s e Associações Comerciais do Vale do Araguaia para discutir o problema.
Garcias entende a importância de valorizar os colaboradores do comércio. Ressalta que o dia nacional do comerciário é somente uma data comemorativa. O presidente da CDL observa que já existem feriados demais no Brasil, o que tem prejudicado os empresários, colaboradores, governo e população em geral.
ÁGUA BOA – A presidente da Associação Comercial e Empresarial também se emitiu sua opinião sobre o feriadão prolongado do carnaval. Mirian Bernieri manteve contato com o Sindicato da categoria, que infelizmente não atende hoje. Miriam disse que vai consultar a assessoria jurídica para verificar o futuro do movimento.
Ela se disse contra este feriado, por causa do massacre sofrido pelos empresários, em razão dos altos impostos dos governos. Segundo Mirian, com a atual crise, um feriado a mais causa transtorno nos caixas das empresas. A presidente da ACEAB entende que os comerciantes ficaram a mercê de governos e sindicatos, com leis realmente absurdas.