Água Boa - MT,
Lei do deputado Dr. Eugênio reconhece peixe Dourado como símbolo da fauna aquática de MT

Lei do deputado Dr. Eugênio reconhece peixe Dourado como símbolo da fauna aquática de MT

CUIABÁ - A Lei 12.585/2024, de autoria do deputado Dr. Eugênio de Paiva (PSB), reconhece o peixe Dourado (Salminus brasiliensis), como símbolo da fauna aquática no Estado de Mato Grosso.

O parlamentar afirma que o peixe é conhecido como “rei do rio” e ganhou e 2019 proteção de abate proibido nos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O que tem potencial de alavancar o turismo no território mato-grossense.

“O Dourado é uma das melhores espécies para a prática da pesca esportiva, algo que tem aumentado em Mato Grosso, o que é bom para a economia de municípios do Estado e de forma sustentável valoriza toda a cultura envolvida na pesca”, argumenta Dr. Eugênio.

Ele afirma que 45 dos 142 municípios do Estado são propícios para a prática da pesca esportiva. E Mato Grosso é um dos mais procurados do Brasil quando se trata do assunto.

O Deputado do Araguaia afirma ainda que o Dourado tem características particulares de beleza e contemplação. Como uma espécie de grande porte, que pode alcançar 130 centímetros de comprimento e pesar até 25 quilos. Tem sua inconfundível coloração amarelo ouro, listras pretas nas laterais e risco preto no meio da cauda.

A Lei 12.585/2024 foi sancionada pelo governador Mauro Mendes na semana passada e publicada no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso (DOE/MT). (Ascom)

Confira Mais Notícias