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Agenda de Água Boa
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Vereadoras participam de evento da Ucmmat em comemoração ao Mês da Mulher

Redação Interativa Política 27 de março de 2025 Atualização mais recente: 27 de março de 2025 Acessos: 405

CUIABÁ - Na terça-feira (26/03), as vereadoras de Água Boa participaram do evento "Elas Lideram", promovido pela União das Câmaras Municipais do Estado de Mato Grosso (UCMMAT). Representando o Legislativo municipal, estiveram presentes a presidente da Câmara, Rejane Garcia, e as vereadoras Josi Koch e Núbia Foschiera.

O evento, realizado na capital Cuiabá, na sede da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), celebrou o mês da mulher e reforçou a importância da participação feminina na política. Com uma programação especial, a iniciativa contou com palestras, debates e um momento de confraternização entre as parlamentares.

ucmat 2As participantes puderam acompanhar palestras sobre temas relevantes para a atuação das mulheres na política, incluindo "Comunicação de Mandato para Vereadoras", ministrada por Mariana Bonjour, e "O Papel das Vereadoras diante de suas Multiplicidades e a Construção de uma Sociedade Menos Violenta para as Mulheres", conduzida pela Dra. Thaís Brazil. O evento foi encerrado com a palestra "Elas Lideram", proferida pela deputada estadual Janaína Riva.

Após as palestras, as vereadoras tiveram a oportunidade de participar de um Happy Hour, um momento de networking e troca de experiências entre as lideranças femininas do estado. O evento proporcionou uma oportunidade única para o fortalecimento da representatividade feminina nos legislativos municipais, contribuindo para uma política mais inclusiva e igualitária.

A participação das representantes de Água Boa no "Elas Lideram" reafirma o compromisso das vereadoras com o desenvolvimento político do município e com o fortalecimento do protagonismo feminino na política mato-grossense. (AScom)

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Atualizada: ex-prefeito Gercino Caetano Rosa faleceu em SP; sepultamento será hoje

Inácio Roberto Política 24 de março de 2025 Atualização mais recente: 24 de março de 2025 Acessos: 5120

Gercino Caetano RosaNOVA XAVANTINA – Faleceu na noite deste domingo (23/03), o ex-prefeito Gercino Caetano Rosa.

Gercino estava em São Paulo para tratamento de saúde. Natural de Jussara, Goiás, mudou com seus pais para Nova Xavantina em 1975.

Formou-se técnico em contabilidade e logo passou a atuar no comércio.

Mais tarde, seguiu sua vocação no campo político. Foi eleito duas vezes como prefeito de Nova Xavantina.

VELÓRIO E SEPULTAMENTO

Segundo fontes da família, o corpo de Gercino deve chegar por volta do meio dia de hoje à Nova Xavantina.

O velório será na Capela Mortuária, construída durante sua gestão como prefeito.

O sepultamento deve ocorrer hoje no final da tarde, segundo o repórter Ceris Brito.

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Profa. Marildes Ferreira assume em lugar do Dr. Eugênio

Redação Interativa Política 19 de março de 2025 Atualização mais recente: 19 de março de 2025 Acessos: 1765

CUIABÁ - A professora Marildes Ferreira (PSB) assumiu mandato de deputada estadual por 30 dias no lugar do deputado Dr. Eugênio nesta quarta-feira (19/3). Nas eleições de 2022, ela obteve 9.864 votos, sendo a mulher mais votada dentro do seu partido.

marildesCom a licença da deputada Janaina Riva (MDB), Professora Marildes Ferreira passa a ser atualmente a única mulher representante na Assembleia Legislativa. Ela agradeceu a gentileza do deputado Dr. Eugênio pela licença e ao deputado Roni Magnani que cedeu a vaga. Deputado Dr. Eugênio tirou licença para tratamento de saúde.

A nova deputada disse que seu caminho é a educação, mas sabe as necessidades da população. "Nós mulheres somos capazes. Nós damos conta. Basta que acreditemos e vamos à luta em todos os nossos objetivos", disse sobre a força social e profissional das mulheres.

"Eu mudei a minha vida. E quando mudei a minha vida, eu mudei daqueles que vivem ao meu lado. E eu decidi estender essa melhora de vida a todos àqueles que eu possa alcançar. O povo mato-grossense e a minha cidade de Rondonópolis", resumiu a professora Marildes Ferreira sua história e atuação.

Breve perfil

Servidora pública, Professora Marildes também é historiadora e mestre em História Social e Antropológica. Professora Marildes foi vereadora em Rondonópolis e já disputou mandato de deputada federal em 2018, sendo a mais votada na cidade naquela eleição, com 19.194 votos (20,36%).

Ela foi vereadora por três mandatos de Rondonópolis, o último entre 2021 e 2024. Foi à reeleição em 2024 e ficou suplente.

Professora Marildes também foi secretária de Saúde de Rondonópolis, entre 2013 e 2016, na gestão do ex-prefeito Percival Muniz. Na administração ela foi reconhecida como a terceira melhor gestora da saúde pelo Ministério da Saúde.

Outras informações:
https://www.instagram.com/marildesferreiraroo/ (AScom)

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D. Eugênio pede concessão específica da FICO para dar segurança aos produtores e acelerar logística do Araguaia

Redação Interativa Política 17 de março de 2025 Atualização mais recente: 17 de março de 2025 Acessos: 599

CUIABÁ - Dr. Eugênio defende edital separado para permitir planejamento dos investidores, beneficiários e reduzir custo aos produtores de MT, em especial do Vale do Araguaia. Aprosoja e outros segmentos também defenderam a proposta.

O deputado Dr. Eugênio de Paiva (PSB) sugeriu aos representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANNT) para que o edital futuro de concessão do serviço de transporte e infraestrutura ferroviária da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO) seja separado de outros trechos do chamado Corredor Ferroviário Leste Oeste, que engloba a malha férrea e a Ferrovia de Integração Leste-Oeste (FIOL).

A proposta foi defendida também pela Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja-MT) e demais beneficiários, em audiência pública da ANTT, na sexta-feira (14/3), no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá. No planejamento, a licitação do trecho de cerca de 1.700 Km do modal, desde o Estado da Bahia, prevê concessão única.

cba f 2Diretores da agência confirmaram que até 2028 os 383 Km da ferrovia, desde o município de Mara Rosa (GO), cheguem em Água Boa, no Vale do Araguaia. A obra está com 20% de execução e com 100% das licenças liberadas. “Eu peço encarecidamente, Mato Grosso pede, o Araguaia pede: vamos desmembrar para que no ano 1, em 2027, a concessionária vencedora possa fazer seu trabalho e empresas grandes estão indo para o Araguaia”, disse Dr. Eugênio.

“São projetos já em execução, como 4 usinas de etanol de milho sendo instaladas, em Água Boa, Canarana, Querência e Porto Alegre do Norte”, afirmou sobre empreendimentos que pedem urgência na chegada da ferrovia na região. “E nós precisamos reduzir o custo do escoamento da nossa produção e ter mais eficiência e competitividade na produção agrícola de Mato Grosso”, comparou Dr. Eugênio.

Agência admite possibilidade
O superintendente de Concessão da Infraestrutura da ANTT, Marcelo Fonseca, disse que a agência está à disposição para acatar a sugestão do Dr. Eugênio e demais beneficiários.

"O desmembramento é uma possibilidade que pode ser avaliada pelo poder concedente. E nós estamos aqui para ouvir a sociedade e avaliar as melhores hipóteses", comentou o superintendente na audiência pública.

"E certamente está registrado e consideraremos todas as possibilidades do projeto. A partir de agora a gente tem a configuração que vai seguir adiante", completou Marcelo Fonseca.

Demanda de produtores
O diretor Executivo do Movimento Pró-Logística de Mato Grosso e diretor da Aprosoja-MT, Edeon Vaz Ferreira é outra liderança do setor agro que sustentou a necessidade de edital de concessão separado da FICO.

“Esse trecho deve ser apartado e deve se ter concessão individual dele. Nós precisamos que esse trecho Água Boa a Mara Rosa seja um outro operador”, defendeu. “Nós não podemos ter operação sendo feita pela VLI e a Rumo porque eles são monopólios naturais. Não é que eles queiram ser monopolistas, é que natural, só tem eles. Nós precisamos ter mais operador. Tem que se criar uma oportunidade para outro operador entrar (na concessão)”, explicou Edeon.

O coordenador de Logística da Aprosoja, Orlando Henrique Vila, também reforçou a necessidade do desmembramento do edital de concessão de exploração da FICO. Ele disse que Mato Grosso está longe dos portos, em uma distância média de 1.700 Km a 2 mil Km. Ele lembra que a ferrovia vem como solução do modal de transporte mais adequada para as commodities de soja e milho, que são referência no Estado.

“Esse projeto FICO-FIOL é muito importante. Mas, eu concordo com o que foi discutido aqui, e é necessária uma divisão das concessões. Uma concessão da FICO e uma concessão da FIOL. A FICO ficando pronta em 2028, seria interessante que já conseguisse um concessionário para esse trecho, de Mara Rosa a Água Boa”, argumentou.

O presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso (FACMAT), Jonas Alves de Souza, é outra liderança que fez a sugestão de separação do edital de concessão para exploração da FICO.cba f 1

“A gente também defende o desmembramento dessa concessão da FICO da FIOL. É uma outra história. Nós temos que ir passo a passo. Estrategicamente, nós de Mato Grosso e do Centro-Oeste queremos nos interligar com os portos. Nós estamos longe de tudo. A nossa produção está longe dos portos e nosso consumo também está longe do Centro-Oeste”, afirmou.

Sobre a audiência pública da ANTT
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizou audiência pública em Cuiabá para ouvir contribuições da sociedade para aprimorar estudos sobre concessão para exploração da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO) e Ferrovia de Integração Leste Oeste (FIOL).

A FICO está em construção pela Vale de Mara Rosa (GO) até Água Boa, em Mato Grosso, em trecho de 383 Km. A previsão é que a ferrovia chegue à cidade em 2028.

A FICO permitirá o escoamento da produção do Vale do Araguaia e do Estado de Mato Grosso para a Ferrovia Norte-Sul, no chamado Arco Norte, até aos portos do Itaqui, no Maranhão, e Vila do Conde, no município de Barcarena, Pará. A Norte-Sul teve o traçado original de construção de Açailândia (MA) a Anápolis (GO) iniciado em 1987.

Na audiência pública foram apresentados aspectos como engenharia dos projetos, modelagem econômico-financeira, operação e estudos socioambientais. Foi a terceira audiência pública da semana sobre o tema. Outras foram feitas em Brasília, na terça-feira (11/3) e Salvador (12/3).

As ferrovias quando prontas permitirão interligar o sistema nacional ferroviário e interligar regiões produtoras agrícolas do interior do Brasil, como Mato Grosso, aos portos.

De acordo com a ANTT, a operação das ferrovias do Brasil contribui para reduzir o custo logístico em cerca de R$ 0,5 bilhão por ano, na exportação de soja, milho, farelo de soja e transporte de combustíveis, açúcar, algodão e fertilizantes. A operação das ferrovias também possibilita a competitividade do setor e reduz a dependência das rodovias, atualmente em 65% da matriz de transportes do Brasil, segundo a agência.

Dr. Eugênio – O Deputado do Araguaia (Ascom)

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Vereadores discutem avanços na logística ferroviária

Redação Interativa Política 12 de março de 2025 Atualização mais recente: 12 de março de 2025 Acessos: 419

BRASÍLIA - A presidente da Câmara Municipal de Água Boa, vereadora Rejane Garcia, o vice-presidente, Ronaldo Portella, e o vereador Renato Beraldo, estão em Brasília cumprindo agenda oficial. O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo, Leonardo Leite Ribeiro, também acompanha os vereadores na capital federal. Entre os compromissos, os parlamentares participaram de uma reunião da FRENLOGI – Frente Parlamentar Mista de Logística, atualmente liderada pelo senador Wellington Fagundes, e da Audiência Pública realizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

A sessão foi realizada em Brasília, na terça-feira (11/3). Na ocasião, o presidente da Audiência Pública e superintendente de Concessão da Infraestrutura (SUCON), Marcelo Fonseca, apresentou os estudos técnicos e o modelo regulatório previsto para a concessão. “Temos uma série de inovações nessa modelagem regulatória”, afirmou. O ouvidor da ANTT, Robson Crepaldi, que presidiu a sessão de Brasília, destacou a importância da participação da sociedade nos debates. “Entender as principais necessidades dos usuários é fundamental para a assertividade do projeto”, apontou.

brasilia 2A ANTT ainda realizará mais duas audiências públicas: uma em Salvador (BA) nesta quarta-feira 12, e outra em Cuiabá no dia 14 de março.

Durante os encontros, os legisladores também receberam informações relevantes sobre o transporte ferroviário e os impactos da chegada da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO) no desenvolvimento do Vale do Araguaia. A ferrovia é considerada uma peça-chave para o fortalecimento da infraestrutura logística da região, facilitando o escoamento da produção e impulsionando o crescimento econômico local.

A participação dos representantes de Água Boa reforça o compromisso da Câmara Municipal em acompanhar e buscar soluções para o desenvolvimento do município e de toda a região. A expectativa é que a FICO traga benefícios significativos para o setor produtivo, ampliando a competitividade e atraindo novos investimentos.

Os parlamentares seguem cumprindo agendas estratégicas em Brasília e devem trazer novidades sobre projetos e parcerias voltados para o crescimento de Água Boa.

Sobre a FICO

A Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO) faz parte da política de desenvolvimento logístico do Brasil, visando interligar os polos produtores de grãos do Centro-Oeste à Ferrovia Norte-Sul.

Com 888 km de extensão, sendo 383 km de Mara Rosa (GO) a Água Boa (MT) e 505 km de Água Boa a Lucas do Rio Verde (MT), a FICO escoará a produção de soja e milho do centro-norte do estado de Mato Grosso, maior região produtora de soja do Brasil, em direção aos portos de São Luís (MA), Santos (SP) ou Paranaguá (PR).

O projeto da FICO é gerenciado pela Infra S.A. desde 2010, com revisões para otimização do traçado e integração eficiente com a Ferrovia Norte-Sul. Em 2020, o Investimento Cruzado viabilizou a construção do trecho entre Mara Rosa e Água Boa, fruto de um acordo entre a Infra S.A., a Vale e a ANTT. A primeira etapa da ferrovia abrangerá 383 km e ligará municípios em Goiás e Mato Grosso, enquanto a segunda etapa expandirá a linha até Lucas do Rio Verde (MT), consolidando um eixo estratégico para o escoamento da produção agrícola brasileira. (Ascom)

  1. Vereador e a fiscalização das Secretarias Municipais; papel do Legislativo na transparência e eficiência da gestão pública
  2. Sessão da Câmara será hoje, 06 de março
  3. Prefeitura teve contas bloqueadas por não cumprimento de TAC em gestão anterior
  4. Resumo da Sessão Ordinária de 17 de fevereiro de 2025
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