CUIABÁ - Na terça-feira (26/03), as vereadoras de Água Boa participaram do evento "Elas Lideram", promovido pela União das Câmaras Municipais do Estado de Mato Grosso (UCMMAT). Representando o Legislativo municipal, estiveram presentes a presidente da Câmara, Rejane Garcia, e as vereadoras Josi Koch e Núbia Foschiera.
O evento, realizado na capital Cuiabá, na sede da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), celebrou o mês da mulher e reforçou a importância da participação feminina na política. Com uma programação especial, a iniciativa contou com palestras, debates e um momento de confraternização entre as parlamentares.
As participantes puderam acompanhar palestras sobre temas relevantes para a atuação das mulheres na política, incluindo "Comunicação de Mandato para Vereadoras", ministrada por Mariana Bonjour, e "O Papel das Vereadoras diante de suas Multiplicidades e a Construção de uma Sociedade Menos Violenta para as Mulheres", conduzida pela Dra. Thaís Brazil. O evento foi encerrado com a palestra "Elas Lideram", proferida pela deputada estadual Janaína Riva.
Após as palestras, as vereadoras tiveram a oportunidade de participar de um Happy Hour, um momento de networking e troca de experiências entre as lideranças femininas do estado. O evento proporcionou uma oportunidade única para o fortalecimento da representatividade feminina nos legislativos municipais, contribuindo para uma política mais inclusiva e igualitária.
A participação das representantes de Água Boa no "Elas Lideram" reafirma o compromisso das vereadoras com o desenvolvimento político do município e com o fortalecimento do protagonismo feminino na política mato-grossense. (AScom)
NOVA XAVANTINA – Faleceu na noite deste domingo (23/03), o ex-prefeito Gercino Caetano Rosa.
Gercino estava em São Paulo para tratamento de saúde. Natural de Jussara, Goiás, mudou com seus pais para Nova Xavantina em 1975.
Formou-se técnico em contabilidade e logo passou a atuar no comércio.
Mais tarde, seguiu sua vocação no campo político. Foi eleito duas vezes como prefeito de Nova Xavantina.
VELÓRIO E SEPULTAMENTO
Segundo fontes da família, o corpo de Gercino deve chegar por volta do meio dia de hoje à Nova Xavantina.
O velório será na Capela Mortuária, construída durante sua gestão como prefeito.
O sepultamento deve ocorrer hoje no final da tarde, segundo o repórter Ceris Brito.
CUIABÁ - A professora Marildes Ferreira (PSB) assumiu mandato de deputada estadual por 30 dias no lugar do deputado Dr. Eugênio nesta quarta-feira (19/3). Nas eleições de 2022, ela obteve 9.864 votos, sendo a mulher mais votada dentro do seu partido.
Com a licença da deputada Janaina Riva (MDB), Professora Marildes Ferreira passa a ser atualmente a única mulher representante na Assembleia Legislativa. Ela agradeceu a gentileza do deputado Dr. Eugênio pela licença e ao deputado Roni Magnani que cedeu a vaga. Deputado Dr. Eugênio tirou licença para tratamento de saúde.
A nova deputada disse que seu caminho é a educação, mas sabe as necessidades da população. "Nós mulheres somos capazes. Nós damos conta. Basta que acreditemos e vamos à luta em todos os nossos objetivos", disse sobre a força social e profissional das mulheres.
"Eu mudei a minha vida. E quando mudei a minha vida, eu mudei daqueles que vivem ao meu lado. E eu decidi estender essa melhora de vida a todos àqueles que eu possa alcançar. O povo mato-grossense e a minha cidade de Rondonópolis", resumiu a professora Marildes Ferreira sua história e atuação.
Breve perfil
Servidora pública, Professora Marildes também é historiadora e mestre em História Social e Antropológica. Professora Marildes foi vereadora em Rondonópolis e já disputou mandato de deputada federal em 2018, sendo a mais votada na cidade naquela eleição, com 19.194 votos (20,36%).
Ela foi vereadora por três mandatos de Rondonópolis, o último entre 2021 e 2024. Foi à reeleição em 2024 e ficou suplente.
Professora Marildes também foi secretária de Saúde de Rondonópolis, entre 2013 e 2016, na gestão do ex-prefeito Percival Muniz. Na administração ela foi reconhecida como a terceira melhor gestora da saúde pelo Ministério da Saúde.
Outras informações:
https://www.instagram.com/marildesferreiraroo/ (AScom)
CUIABÁ - Dr. Eugênio defende edital separado para permitir planejamento dos investidores, beneficiários e reduzir custo aos produtores de MT, em especial do Vale do Araguaia. Aprosoja e outros segmentos também defenderam a proposta.
O deputado Dr. Eugênio de Paiva (PSB) sugeriu aos representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANNT) para que o edital futuro de concessão do serviço de transporte e infraestrutura ferroviária da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO) seja separado de outros trechos do chamado Corredor Ferroviário Leste Oeste, que engloba a malha férrea e a Ferrovia de Integração Leste-Oeste (FIOL).
A proposta foi defendida também pela Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja-MT) e demais beneficiários, em audiência pública da ANTT, na sexta-feira (14/3), no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá. No planejamento, a licitação do trecho de cerca de 1.700 Km do modal, desde o Estado da Bahia, prevê concessão única.
Diretores da agência confirmaram que até 2028 os 383 Km da ferrovia, desde o município de Mara Rosa (GO), cheguem em Água Boa, no Vale do Araguaia. A obra está com 20% de execução e com 100% das licenças liberadas. “Eu peço encarecidamente, Mato Grosso pede, o Araguaia pede: vamos desmembrar para que no ano 1, em 2027, a concessionária vencedora possa fazer seu trabalho e empresas grandes estão indo para o Araguaia”, disse Dr. Eugênio.
“São projetos já em execução, como 4 usinas de etanol de milho sendo instaladas, em Água Boa, Canarana, Querência e Porto Alegre do Norte”, afirmou sobre empreendimentos que pedem urgência na chegada da ferrovia na região. “E nós precisamos reduzir o custo do escoamento da nossa produção e ter mais eficiência e competitividade na produção agrícola de Mato Grosso”, comparou Dr. Eugênio.
Agência admite possibilidade
O superintendente de Concessão da Infraestrutura da ANTT, Marcelo Fonseca, disse que a agência está à disposição para acatar a sugestão do Dr. Eugênio e demais beneficiários.
"O desmembramento é uma possibilidade que pode ser avaliada pelo poder concedente. E nós estamos aqui para ouvir a sociedade e avaliar as melhores hipóteses", comentou o superintendente na audiência pública.
"E certamente está registrado e consideraremos todas as possibilidades do projeto. A partir de agora a gente tem a configuração que vai seguir adiante", completou Marcelo Fonseca.
Demanda de produtores
O diretor Executivo do Movimento Pró-Logística de Mato Grosso e diretor da Aprosoja-MT, Edeon Vaz Ferreira é outra liderança do setor agro que sustentou a necessidade de edital de concessão separado da FICO.
“Esse trecho deve ser apartado e deve se ter concessão individual dele. Nós precisamos que esse trecho Água Boa a Mara Rosa seja um outro operador”, defendeu. “Nós não podemos ter operação sendo feita pela VLI e a Rumo porque eles são monopólios naturais. Não é que eles queiram ser monopolistas, é que natural, só tem eles. Nós precisamos ter mais operador. Tem que se criar uma oportunidade para outro operador entrar (na concessão)”, explicou Edeon.
O coordenador de Logística da Aprosoja, Orlando Henrique Vila, também reforçou a necessidade do desmembramento do edital de concessão de exploração da FICO. Ele disse que Mato Grosso está longe dos portos, em uma distância média de 1.700 Km a 2 mil Km. Ele lembra que a ferrovia vem como solução do modal de transporte mais adequada para as commodities de soja e milho, que são referência no Estado.
“Esse projeto FICO-FIOL é muito importante. Mas, eu concordo com o que foi discutido aqui, e é necessária uma divisão das concessões. Uma concessão da FICO e uma concessão da FIOL. A FICO ficando pronta em 2028, seria interessante que já conseguisse um concessionário para esse trecho, de Mara Rosa a Água Boa”, argumentou.
O presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso (FACMAT), Jonas Alves de Souza, é outra liderança que fez a sugestão de separação do edital de concessão para exploração da FICO.
“A gente também defende o desmembramento dessa concessão da FICO da FIOL. É uma outra história. Nós temos que ir passo a passo. Estrategicamente, nós de Mato Grosso e do Centro-Oeste queremos nos interligar com os portos. Nós estamos longe de tudo. A nossa produção está longe dos portos e nosso consumo também está longe do Centro-Oeste”, afirmou.
Sobre a audiência pública da ANTT
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizou audiência pública em Cuiabá para ouvir contribuições da sociedade para aprimorar estudos sobre concessão para exploração da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO) e Ferrovia de Integração Leste Oeste (FIOL).
A FICO está em construção pela Vale de Mara Rosa (GO) até Água Boa, em Mato Grosso, em trecho de 383 Km. A previsão é que a ferrovia chegue à cidade em 2028.
A FICO permitirá o escoamento da produção do Vale do Araguaia e do Estado de Mato Grosso para a Ferrovia Norte-Sul, no chamado Arco Norte, até aos portos do Itaqui, no Maranhão, e Vila do Conde, no município de Barcarena, Pará. A Norte-Sul teve o traçado original de construção de Açailândia (MA) a Anápolis (GO) iniciado em 1987.
Na audiência pública foram apresentados aspectos como engenharia dos projetos, modelagem econômico-financeira, operação e estudos socioambientais. Foi a terceira audiência pública da semana sobre o tema. Outras foram feitas em Brasília, na terça-feira (11/3) e Salvador (12/3).
As ferrovias quando prontas permitirão interligar o sistema nacional ferroviário e interligar regiões produtoras agrícolas do interior do Brasil, como Mato Grosso, aos portos.
De acordo com a ANTT, a operação das ferrovias do Brasil contribui para reduzir o custo logístico em cerca de R$ 0,5 bilhão por ano, na exportação de soja, milho, farelo de soja e transporte de combustíveis, açúcar, algodão e fertilizantes. A operação das ferrovias também possibilita a competitividade do setor e reduz a dependência das rodovias, atualmente em 65% da matriz de transportes do Brasil, segundo a agência.
Dr. Eugênio – O Deputado do Araguaia (Ascom)
BRASÍLIA - A presidente da Câmara Municipal de Água Boa, vereadora Rejane Garcia, o vice-presidente, Ronaldo Portella, e o vereador Renato Beraldo, estão em Brasília cumprindo agenda oficial. O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo, Leonardo Leite Ribeiro, também acompanha os vereadores na capital federal. Entre os compromissos, os parlamentares participaram de uma reunião da FRENLOGI – Frente Parlamentar Mista de Logística, atualmente liderada pelo senador Wellington Fagundes, e da Audiência Pública realizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
A sessão foi realizada em Brasília, na terça-feira (11/3). Na ocasião, o presidente da Audiência Pública e superintendente de Concessão da Infraestrutura (SUCON), Marcelo Fonseca, apresentou os estudos técnicos e o modelo regulatório previsto para a concessão. “Temos uma série de inovações nessa modelagem regulatória”, afirmou. O ouvidor da ANTT, Robson Crepaldi, que presidiu a sessão de Brasília, destacou a importância da participação da sociedade nos debates. “Entender as principais necessidades dos usuários é fundamental para a assertividade do projeto”, apontou.
A ANTT ainda realizará mais duas audiências públicas: uma em Salvador (BA) nesta quarta-feira 12, e outra em Cuiabá no dia 14 de março.
Durante os encontros, os legisladores também receberam informações relevantes sobre o transporte ferroviário e os impactos da chegada da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO) no desenvolvimento do Vale do Araguaia. A ferrovia é considerada uma peça-chave para o fortalecimento da infraestrutura logística da região, facilitando o escoamento da produção e impulsionando o crescimento econômico local.
A participação dos representantes de Água Boa reforça o compromisso da Câmara Municipal em acompanhar e buscar soluções para o desenvolvimento do município e de toda a região. A expectativa é que a FICO traga benefícios significativos para o setor produtivo, ampliando a competitividade e atraindo novos investimentos.
Os parlamentares seguem cumprindo agendas estratégicas em Brasília e devem trazer novidades sobre projetos e parcerias voltados para o crescimento de Água Boa.
Sobre a FICO
A Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO) faz parte da política de desenvolvimento logístico do Brasil, visando interligar os polos produtores de grãos do Centro-Oeste à Ferrovia Norte-Sul.
Com 888 km de extensão, sendo 383 km de Mara Rosa (GO) a Água Boa (MT) e 505 km de Água Boa a Lucas do Rio Verde (MT), a FICO escoará a produção de soja e milho do centro-norte do estado de Mato Grosso, maior região produtora de soja do Brasil, em direção aos portos de São Luís (MA), Santos (SP) ou Paranaguá (PR).
O projeto da FICO é gerenciado pela Infra S.A. desde 2010, com revisões para otimização do traçado e integração eficiente com a Ferrovia Norte-Sul. Em 2020, o Investimento Cruzado viabilizou a construção do trecho entre Mara Rosa e Água Boa, fruto de um acordo entre a Infra S.A., a Vale e a ANTT. A primeira etapa da ferrovia abrangerá 383 km e ligará municípios em Goiás e Mato Grosso, enquanto a segunda etapa expandirá a linha até Lucas do Rio Verde (MT), consolidando um eixo estratégico para o escoamento da produção agrícola brasileira. (Ascom)