ÁGUA BOA - Em comemoração aos 30 Anos de Educação em Água Boa, a Escola 9 de Julho fará um Sarau Literário para a comunidade Local e Regional. O Evento, que será no dia 13 de maio na Câmara Municipal, com o tema “ O 9 é bem Água Boa, o 9 é muito mais Brasil”, e marca o lançamento do Festival de Arte, Comunicação e Expressão que ocorrerá em setembro de 2016. Para o Sarau, a escola contará com a presença de Declamadores Locais e membros do grupo Vozes do Cerrado- Declamadores da UFMT/ Campus Araguaia.
No sábado, 14, o dia será repleto de atividades voltadas à Formação Profissional Docente. Uma parceria firmada entre a SEDUC-MT, via Escola e Instituições de Ensino Superior como UFMT, IFMT, UAB e UNEMAT possibilitou a presença de formadores Mestres e Doutores para ministrarem palestras e participarem de Mesa Redonda sobre temas votados à educação em um Ciclo de Formação Profissional em Educação.
Segundo o coordenador do Evento, Professor Waldiney Santana, esta é a segunda vez que a Escola 9 de Julho realiza um Sarau e o Ciclo de Formação Profissional tendo por base tais parcerias. O Evento é de suma importância para a região uma vez que a presença de formadores com larga experiência e alto nível de formação contribuirá para as ressignificações do trabalho em sala de aula.
A Escola 9 de Julho, nos últimos anos, tem se destacado pela prática de Projetos Interdisciplinares voltados para a melhoria do Ensino. Com cerca de 1250 alunos, a Escola atende aos discentes de 6º ao 9ª do Ensino Fundamental Regular, bem como oferece no período noturno, o ensino diferenciado da Educação de Jovens e Adultos. Os Projetos são desenvolvidos, por meio de práticas pedagógicas, que estimulam o contato e a interação entre as áreas do conhecimento e movimentam toda a Comunidade Escolar.
Confiram a Programação:
• Sexta 13/05 – Período Noturno:
( CERIMONIAL- Esp. Iama Guimarães e Esp. Elizabete Barbosa)
Abertura Oficial às 19:00h. – Esp. Waldiney Santana
Composição da Mesa de Autoridades.
Lançamento: “9 de Julho - 30 Anos de Educação no Coração do Brasil”.
Apresentações Artístico – Coral em Libras- Grupo “9 de Julho” e Projeto AtivaIdade-
( EJA ).
20:00H- Sarau Literário ( Alunos e Docentes*** 9 de Julho - Participação Especial- Membros do Grupo Vozes do Cerrado- Declamadores da UFMT- Campus Araguaia
21:00 H- Palestra – A Análise Discursiva e as suas resignificações no cotidiano Escolar. –
Drª - Águeda Borges- Professora Doutora da UFMT- Campus Araguaia
22:30 – Encerramento .
• Sábado 14-05 - Programação Diurna (CERIMONIAL- Esp. Waldiney Santana)
7:15 às 7:30- Credenciamento e Abertura
Esp. Waldiney Santana
7:30- Palestra: (Mestra Maria Claudino- UFMT- Campus Araguaia ) Leitura e Escrita na Escola.
8:30- Palestra: (Mestre Marcelo Melquior- UNEMAT Campus Nova Xavantina (Diversidade Raciais na Escola- A aplicabilidade da lei 10639 /2003 no ambiente escolar)
9:30- Coffee Break
9:50 Palestra: (Esp. Simone Berte- E.E Pascoal Ramos –) Relatos de experiências- Projeto da Escola Pascoal Ramos -Cuiabá
10:20 – Mesa Redonda – As Instituições de Ensino Superior, e a Formação Docente.
( UFMT, IFMT,CEFAPRO e UNEMAT) Mediadora: Esp. Iama de Azevedo. Proponentes: Águeda Borges, Marcelo Melquior, (Cefapro)
12:00 - Encerramento
13:30- Palestra (Drª- Águeda Borges- UFMT- Campus Araguaia )- A Prática Docente, e os desafios da Profissão.
14:30- Palestra (Doutoranda Heloisa Helena UFMT- Campus Cuiabá )- “Literatura em Foco”-
15:30- Coffee Break
15:45- Novo Projeto de Formação Continuada- (CEFAPRO BG)
16:15- Relatos de Experiência- ( Esp. Jovelina Veloso- E.E 9 de Julho ) Projeto de Leitura -9 de Julho 30 anos de educação no coração do Brasil.
16:45 – Mesa Redonda: O uso de Novas Tecnologias na EDUCAÇÃO e suas significações para o melhoria do ensino.
Mediadora: Esp. Raquel da Silva Kmiecik. Proponentes: Águeda Borges, Marcelo Melquior, Maria Claudino, Heloisa Helena, (Cefapro) , Celia Ferreira de Sousa.
18:30 Encerramento – Esp. Waldiney Santana
( Recolhas das assinaturas para certificação.)
Encerra-se na próxima quinta-feira (05/05) o prazo para inscrição no Vestibular 2016/2 da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). A inscrição deve ser efetuada somente pela internet, no endereço www.unemat.br/vestibular, O valor da taxa é de R$ 100, podendo ser paga em correspondente bancário até o dia 06 de maio.
Após o preenchimento e envio do formulário de inscrição, o candidato deverá gerar e imprimir o boleto bancário. O pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetivado até o dia 06/05, em qualquer agência bancária ou internet banking, observado o horário de expediente bancário.
A Unemat oferta 59 cursos regulares e dois na modalidade diferenciada, em 12 municípios do estado.
Cursos- Alta Floresta: Agronomia, Ciências Biológicas, Direito e Engenharia Floresta; Alto Araguaia: Ciência da Computação, Jornalismo e Letras; Barra do Bugres: Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Direito, Engenharia de Produção Agroindustrial, Engenharia de Alimentos e Matemática; Cáceres: Agronomia, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Educação Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Medicina e Pedagogia; Diamantino: Administração, Direito, Educação Física e Enfermagem; Juara: Administração e Pedagogia; Nova Mutum: Administração, Agronomia e Ciências Contábeis; Nova Xavantina: Agronomia, Ciências Biológicas, Engenharia Civil e Turismo; Pontes e Lacerda: Direito, Letras e Zootecnia; Sinop: Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Letras, Matemática, Pedagogia e Sistemas de Informação; Tangará da Serra: Administração (Matutino e Noturno), Agronomia, Ciências Contábeis, Ciências Biológicas, Enfermagem, Engenharia Civil e Letras e Aripuanã: Direito, matutino e noturno, na modalidade Parceladas.
A Unemat adota sistema de ações afirmativas. Todos os cursos oferecidos destinam 40% das vagas para ampla concorrência, e reservam 25% para o programa de cotas, que inclui candidatos negros ou pardos, e outras 35% a estudantes oriundos de escolas públicas.
As provas serão realizadas em todas as cidades onde a Unemat oferta vagas neste edital, além da Capital do estado, Cuiabá, dentre as quais o candidato pode optar no ato da inscrição.
O vestibular 2016/2 compreende duas fases realizadas em etapa única, no dia 5 de junho. A primeira consta de quatro provas objetivas com questões sobre Ciências da Natureza e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias, Linguagens, Códigos e suas tecnologias. Já a segunda etapa constitui-se de prova de redação.
O resultado final será divulgado a partir do dia 21 de julho. O período letivo terá início no dia 1º de agosto e, somente o curso de Medicina, em 8 de setembro. Todas as informações sobre etapas do Vestibular e seus editais podem ser acessadas em: www.unemat.br/vestibular.
O Educa Mais Brasil, maior programa de inclusão educacional do país, está com inscrições abertas para 2016.1 e disponibiliza mais de 200 mil bolsas de estudo de até 70% para diversos cursos e instituições de ensino em todo o Brasil.
O estado de Mato Grosso foi contemplado mais uma vez com o programa e está disponibilizando mais de 37 mil vagas. Na cidade de Água Boa as oportunidades são para Graduação, Pós-Graduação, Cursos de Idiomas, Preparatório para Concursos, Cursos Profissionalizantes e Pré-Vestibular.
De acordo com Andréia Torres, Diretora de expansão e Relacionamento do Educa Mais Brasil, esse é o momento ideal para colocar em prática o desejo de impulsionar os estudos. “O papel do Educa Mais Brasil é oportunizar um sonho através da educação e fazer a diferença na decisão de milhares de pessoas em estudar e transformar suas vidas”.
Para se inscrever gratuitamente é preciso efetuar o cadastro no site oficial do programa www.educamaisbrasil.com.br, onde também é possível consultar as instituições e cursos, selecionando o estado e a cidade de interesse. Mais informações podem ser obtidas através da central de atendimento nos telefones 4007-2020 para Capitais e regiões metropolitanas ou 0800 724 7202 para demais localidades.
ÁGUA BOA – A Escola Nova Esperança – Associação Pestalozzi adiantou a páscoa promovendo um dia diferenciado e com certeza memorável a seus alunos. Ovos de chocolate, apresentações e palestras foram alguns dos atrativos do dia na escola.
Iniciando a festividade alusiva a Páscoa, que é comemorada no próximo domingo (02/04), o Grupo de Motoqueiros Guardiões do Centro Oeste visitou a escola e dou dezenas de ovos de chocolate aos alunos, que ficaram extasiados. Mas a festa maior aconteceu na despedida do grupo, que antes de partir fez um “aceleraço” de motos, fazendo a euforia dos alunos da Pestalozzi.
Tmabém colaboraram com o evento os colégios Jesus Maria José e Cooperensino, além da entidade de Ensino Superior Faculdades Cthedral/Unopar, com a doação de chocolates e fraldas geriátricas. Alunos do JMJ fizeram uma apresentação aos alunos da Escola Nova Esperança – Pestalozzi.
O Professor Marcelo Godoy apresentou aos alunos os símbolos da páscoa, explicando cada um, e a Diretora Iraci Torquato leu uma mensagem referente a data.
A Pastora Fabiani Appelt Wening, da Igreja Evangélica Luterana, trouxe uma mensagem motivacional aos alunos, explicando o significado cristão e sua importância.
A equipe da Associação Pestalozzi considera muito importante a inclusão e participação de seus alunos nestas datas comemorativas, tão importantes para sua formação pessoal.
Sobre a Páscoa: A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes entre as culturas ocidentais. A origem desta comemoração remonta muitos séculos atrás. O termo “Páscoa” tem uma origem religiosa que vem do latim Pascae. Na Grécia Antiga, este termo também é encontrado como Paska. Porém sua origem mais remota é entre os hebreus, onde aparece o termo Pesach, cujo significado é passagem.
Entre as civilizações antigas : Historiadores encontraram informações que levam a concluir que uma festa de passagem era comemorada entre povos europeus há milhares de anos atrás. Principalmente na região do Mediterrâneo, algumas sociedades, entre elas a grega, festejavam a passagem do inverno para a primavera, durante o mês de março. Geralmente, esta festa era realizada na primeira lua cheia da época das flores. Entre os povos da antiguidade, o fim do inverno e o começo da primavera era de extrema importância, pois estava ligado a maiores chances de sobrevivência em função do rigoroso inverno que castigava a Europa, dificultando a produção de alimentos.
A Páscoa Judaica: Entre os judeus, esta data assume um significado muito importante, pois marca o êxodo deste povo do Egito, por volta de 1250 a.C, onde foram aprisionados pelos faraós durantes vários anos. Esta história encontra-se no Velho Testamento da Bíblia, no livro Êxodo. A Páscoa Judaica também está relacionada com a passagem dos hebreus pelo Mar Vermelho, onde liderados por Moises, fugiram do Egito. Nesta data, os judeus fazem e comem o matzá (pão sem fermento) para lembrar a rápida fuga do Egito, quando não sobrou tempo para fermentar o pão.
A Páscoa entre os cristãos: Entre os primeiros cristãos, esta data celebrava a ressurreição de Jesus Cristo (quando, após a morte, sua alma voltou a se unir ao seu corpo). O festejo era realizado no domingo seguinte a lua cheia posterior al equinócio da Primavera (21 de março). Entre os cristãos, a semana anterior à Páscoa é considerada como Semana Santa. Esta semana tem início no Domingo de Ramos que marca a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém.A História do coelhinho da Páscoa e os ovos de chocolate: A figura do coelho está simbolicamente relacionada à esta data comemorativa, pois este animal representa a fertilidade. O coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas.
Mas o que a reprodução tem a ver com os significados religiosos da Páscoa? Tanto no significado judeu quanto no cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova. Já os ovos de Páscoa (de chocolate, enfeites, jóias), também estão neste contexto da fertilidade e da vida.
A figura do coelho da Páscoa foi trazido para a América pelos imigrantes alemães, entre o final do século XVII e início do XVIII.
ÁGUA BOA - Na sexta-feira, 18 de março, o Secretário Municipal de Educação, Esporte e Cultura Agnaldo Lansoni esteve pessoalmente na obra de construção da Nova Escola de Educação Infantil, localizada quase em frente ao Ginásio de Esportes Domingos Zandoná.
O local que faz limite com o setor universitário faz parte do futuro loteamento Residencial Delcio Eduardo Mendel, tendo na primeira quadra a instalação de uma área de lazer e da Escola de Educação Infantil.
A Escola está sendo construída no mesmo modelo arquitetônico da Escola de Educação Infantil Catarina Lúcia, localizada no Setor Norte, porém conta com uma estrutura pré-fabricada de aço e painéis isotérmicos de nova geração. Agnaldo explica que diversos municípios brasileiros estão aderindo a este novo modelo estrutural, sendo que seu maior diferencial é a agilidade na construção e entrega do prédio, além das características positivas do material “isopainel” em relação ao som e a temperatura.
(Assessoria de Imprensa)
ÁGUA BOA - Na quarta-feira, 16 de março, ao final do expediente vespertino, a Escola Nova Esperança da Associação Pestalozzi de Água Boa recebeu uma aula especial inédita de Primeiros Socorros no Ambiente Escolar, voltada para todos os profissionais da escola.
A iniciativa partiu da própria Pestalozzi, alerta com a possibilidade de situações de emergência no meio escolar, que convidou o Servidor Público da Penitenciária Estadual Major Zuzi de Água Boa, o Enfermeiro Fabiano Rubim da Silveira para passar as orientações.
Tanto os técnicos de saúde da escola, quanto os professores, o apoio educacional e a equipe de secretaria receberam conhecimento sobre atitudes emergenciais em casos de afogamento, hemorragias, fraturas, luxações, entorses, queimaduras, convulsões e crises de epilepsia.
O Coordenador da escola, Emerson Marcelo Godoy observa que o ambiente escolar é um local onde passamos boa parte da vida e a qualquer momento, qualquer pessoa pode ser surpreendida por situações de urgência médica, cabendo a todos os indivíduos estarem preparados para minimizar danos e possivelmente salvar vidas. (Assessoria de Imprensa)
ÁGUA BOA - Aconteceu nesta quinta-feira, 16 de março, com início às 18h00, em uma das salas da Universidade Aberta do Brasil (UAB), instituição localizada na Rua 01, no setor Tropical, a aula inaugural do curso Censo Escolar do Programa Formação pela Escola, voltado para as pessoas envolvidas com a educação municipal.
Este curso tem carga horária de 60 horas com duração de 45 dias, onde foram abertas 80 vagas, disponibilizadas para diretores, coordenadores, professores municipais e conselheiros dos Conselhos Deliberativos da Comunidade Escolar (CDCE), tendo a orientação da professora Silvia de Almeida Silva, assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura (SEMEC).
O Programa Formação pela Escola é um trabalho de instrução continuada, de ensino à distância, com objetivo de fortalecer a atuação dos profissionais da educação desde a execução, o monitoramento, a avaliação, a prestação de contas e o controle social das ações educacionais financiadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
O Curso Censo Escolar da Educação Básica, do Sistema Educacenso foi desenvolvido em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para capacitar profissionais da educação no preenchimento correto do cadastro escolar da educação básica.
Também objetiva conscientizar conselheiros e cidadãos sobre a importância do acompanhamento e do controle da sociedade (Controle Social) no preenchimento desses dados escolares, muito relevantes às decisões do FNDE, refletindo nos orçamentos e nas ações desenvolvidas no município. (Assessoria de Imprensa)
ÁGUA BOA - No último sábado, dia 12 de março, os alunos do curso de Administração da FASTEC – Faculdades Cathedral de Água Boa foram recebidos na empresa Modelar Construções, iniciando o circuito de visitas técnicas previstas para o primeiro semestre do ano de 2016.
A empresa do ramo de construções já é uma parceira da Faculdade e contribui com sua experiência administrativa e forte perfil empreendedor. Os proprietários Mirian e Valmor reservaram o período matutino de sábado para atender aos acadêmicos e professores. Iniciaram o tour pela empresa relatando sua história desde início até o momento atual, o que fascinou a todos, pois lutaram muito e são exemplos de determinação e confiança em seus sonhos e projetos de vida.
Ao realizar visitas técnicas em conjunto com as atividades interdisciplinares pretende-se aproximar os alunos da realidade organizacional, aprimorando sua capacidade de análise e reflexão em relação às práticas de gestão utilizadas pelas organizações.
A visita técnica é uma ferramenta de extrema importância utilizada pelos professores da Faculdade Cathedral visando aprimorar seus ensinamentos. Possibilitam aos acadêmicos visualizar na prática as teorias contempladas em sala de aula e as diversas tecnologias que influenciam o processo produtivo.
A FASTEC agradece a todos os parceiros empresários e profissionais que colaboram compartilhando vivências e exemplos de gestão e técnicas administrativas praticadas em suas atividades laborais, enriquecendo o aprendizado dos acadêmicos, em especial, nesse momento aos proprietários e funcionários da Modelar Construções. (Eliani Aparecida Hilgert – Coordenadora de Curso – FASTEC/Faculdades Cathedral de Água Boa)
ÁGUA BOA - A Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, no 13° Comando Regional em Água Boa, comandado pelo senhor Coronel Márcio Tadeu da Silva Firme promoveu duas palestras na manhã de segunda-feira (07/03).
As palestras foram ministradas na Escola Municipal Vila Nova e também na Escola Municipal de Educação Infantil Gisselda Trentin.
Na Escola Municipal Vila Nova foram dadas orientações sobre a Hora Cívica nos períodos matutino e vespertino. Já na Escola Municipal de Educação Infantil Gisselda Trentin os alunos receberam orientações de segurança no trânsito e no dia a dia.
As palestras foram ministradas pelos Soldados da Polícia Militar Leopoldo e Bertol, comandados pelo Tenente Coronel José Carlos Rodrigues de Souza.
(Assessoria de Comunicação - 13º CRPM)
Martinho Tsire Edi Tsawewa tornou-se o primeiro professor indígena a receber o título de Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) após defender sua dissertação de mestrado esta semana. Martinho, que pertence à etnia Xavante, desenvolveu o trabalho ‘Educação Indígena procurando dialogar com a Educação Escolar Indígena: Rob’uiwedze e niha te rob’uiwe’, sob orientação na Linha de Pesquisa: Educação e Diversidade do doutor em Educação e professor do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu/Unemat), Alceu Zoia.
O trabalho de Martinho Tsawewa foi desenvolvido na Aldeia Sangradouro, no município de General Carneiro, distante 442 km a Leste da capital Cuiabá, onde levantou informações sobre história, educação, prática cultural e diversidade étnica. Ele ainda considerou em seu estudo elementos como observação participante, entrevistas, visitação nas aldeias, histórias de vida, notas de campo e pesquisa bibliográfica.
De acordo com o pesquisador Martinho Tsawewa seu trabalho além de mostrar que o respeito aos valores pedagógicos, sociais, culturais, administrativos e econômicos dos povos indígenas é que formam uma Educação Escolar Indígena autêntica também mostra que o equilíbrio para a organização social dos indígenas no território nacional está ligado a unificação da Educação não Indígena com a Educação Escolar Indígena.
“Entre os objetivos desse estudo, está a compreensão das múltiplas funções da educação indígena e não indígena e seus reflexos na sociedade Xavante, buscando encontrar elementos que ajudem a conciliar o encontro dessas duas visões de mundo de modo que a interculturalidade possa trazer benefícios ao povo indígena contribuindo no entendimento da diversidade étnica e nas práticas culturais que constituem a sociedade indígena”, declarou Martinho Tsawewa.
PPGEdu/Unemat - Forma pesquisadores em nível de mestrado, desde 2010, capazes de analisar a realidade educacional a partir de estudos de fenômenos educativos que emergem dos contextos locais e/ou globais, relacionados às políticas educacionais, formação de professores, práticas educativas, movimentos sociais, relações étnico-raciais, indígenas e demais comunidades tradicionais, considerando aspectos econômicos, políticos, sociais e/ou culturais, cujos resultados possibilitem contribuições e intervenções no campo da Educação. (por Hemilia Maia)